TEMAS LIVRES

DATAS IMPORTANTES

11/10/24 à 31/01/25

Período para Submissão

ATÉ 31/01/2025

Prazo para Submissão dos Trabalhos

ATÉ 28/02/2025

Envio do parecer aos autores

ATÉ 30/03/2025

Publicação no site dos TC´s aprovados

REGULAMENTO

Regulamento para a submissão de Trabalhos Científicos CBIFC 2025

DA ELABORAÇÂO DOS RESUMOS:

  • O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro congresso nacional.
  • Não há limites de autores/ coautores dos trabalhos científicos, mas o último autor deve ser o orientador da pesquisa.
  • O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado, segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:

    • Trabalhos originais: Introdução; Objetivo; Métodos; Resultados; Conclusão.
    • Relato de caso clínico ou séries de casos: Introdução; Descrição do caso; Discussão; Conclusão.

  • O resumo deverá ter no máximo 3.000 caracteres*, não sendo aceitos gráficos, tabelas, vídeos ou imagens no texto.
  • Para a submissão, o resumo NÃO pode conter a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no texto dos trabalhos, e nem marcas comerciais ou de produtos.
  • Será necessário declarar a existência de conflitos de interesse.
  • Será preciso comprometer-se que o trabalho não foi feito por inteligência artificial (IA).
  • Não serão aceitas as inscrições dos resumos de trabalhos científicos enviadas por correio eletrônico, fax, correio regular ou outra forma qualquer diferente da indicada neste site.
  • Não serão aceitas as revisões de literatura.
  • As pesquisas científicas que envolvem seres humanos deverão estar de acordo com a resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 e terem sido aprovadas por comitê de ética em pesquisa em seres humanos.

CARTA AUTORES

Prezado(a) Autor(a),

Seguem aqui as normas para o envio dos trabalhos científicos para o Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística (CBIFC) 2025.

O CBIFC 2025 aceitará resumos de trabalhos científicos de conteúdo original ou relatos de casos de cunho educativo. Não serão aceitas revisões de literatura.

Antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. A Comissão Científica de Temas Livres avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para esse evento. Os resumos que não estiverem em conformidade com as orientações não serão aceitos. Situações que não estejam previstas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora do evento, designada para tal.

O envio dos resumos representa o compromisso definitivo de um dos autores
apresentar/expor o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados no mês de abril de 2025. Os autores do trabalho deverão, obrigatoriamente, concordar integralmente com estas normas.

A equipe organizadora deseja sucesso a todos!

Comissão Científica IX CBIFC – 2025

DA SUBMISSÃO DOS RESUMOS:

  • Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o endereço eletrônico (e-mail) e a senha de acesso (cadastrados na inscrição do congresso) do autor que está submetendo o trabalho, assim como o e-mail do orientador (último autor).
  • Serão aceitas apenas as inscrições dos resumos científicos efetuadas por autor previamente inscrito no Congresso CBIFC 2025.
  • Os resumos deverão ser digitados diretamente na página do Congresso no endereço cbifc-salvador.com.br, marcando a opção: Trabalhos Científicos – Inscreva seu Trabalho, respeitando-se os prazos de submissão.
  • Cada pesquisador poderá submeter o número de resumos que desejar, entretanto este só poderá apresentar (na forma oral ou pôster comentado) até dois trabalhos.
  • No momento da inscrição, o autor deverá informar a sua opção de apresentação de seu trabalho na forma de apresentação oral, pôster comentado ou pôster simples, por meio do preenchimento de campo específico na ficha de inscrição dos trabalhos científicos. Entretanto, cabe à Comissão julgadora, definida para este evento, avaliar os trabalhos, de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, sendo comunicado previamente aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
  • Os relatos de casos aceitos deverão ser apresentados na forma de pôster (comentado ou simples).
  • Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.
    Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos ou dos autores, após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
  • Os resumos deverão ser classificados pelos próprios autores em ÁREAS TEMÁTICAS, de acordo com os temas abordados neste congresso, todas relacionadas à fibrose cística, a saber:

  1. Ciência básica / Genética
  2. Diagnóstico
  3. Fisioterapia / Exercício
  4. Endocrinologia / Fertilidade
  5. Gastroenterologia / Hepatologia
  6. Nutrologia / Nutrição
  7. Pneumologia / Otorrino/ Infecção
  8. Psicologia / Enfermagem
  9. Tratamento
  10. Outros

  • O autor deverá acompanhar as informações sobre o evento e o resultado da submissão dos trabalhos, pelo e-mail informado no cadastro. Solicita-se que o autor fique atento às mensagens de e-mail, inclusive na caixa de spam.

DAS AVALIAÇÕES:

Os trabalhos submetidos serão analisados por especialistas indicados pelas Comissões Executiva e Científica do Congresso, em plataforma desenvolvida para este fim, sem a possibilidade de visualização dos nomes dos autores e das instituições de cada trabalho analisado. Caso os avaliadores tenham conflito de interesse com o resumo enviado, o trabalho científico será redirecionado a outros avaliadores.

As decisões divulgadas, de aprovação ou recusa, serão consideradas definitivas e não estarão sujeitas a recursos ou pedidos de revisão.

DAS APRESENTAÇÕES:

  • FORMATO ORAL: são apresentações orais, realizadas em dia e horário determinados, os quais serão informados aos autores, em abril de 2025, pelo e-mail cadastrado. A apresentação será limitada em dez minutos, havendo mais cinco minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso.

 

Preparo da apresentação oral:

Os autores deverão preparar o material para apresentar na forma de slides e disponibilizar o arquivo na sala de mídia, com antecedência de 3h ou mais do horário da apresentação. Na apresentação, deverão constar os nomes dos autores, as instituições às quais pertencem, a instituição onde o estudo foi realizado e a bibliografia. Podem ser colocadas figuras ou tabelas; não podendo haver identificação de pacientes (dados pessoais ou fotos do rosto) e nem nomes comerciais de medicamentos.

Informamos que as apresentações dos trabalhos ORAIS no IX CBIFC, ocorrerão no período de 01 a 03/05/2025, conforme a grade de programação científica.

ATENÇÃO! O arquivo final da sua apresentação deverá ser entregue com um turno de antecedência, durante do período do evento, na sala do MÍDIA DESK, para realizar o upload na sala de apresentação.

  • O template deverá ser produzido em modelo padrão do IX CBIFC, disponibilizado nesse link abaixo:

APRESENTAÇÃO E-PÔSTERS

Os trabalhos E-PÔSTERS ficarão disponíveis para visitação, durante todo o período do evento (30/04 a 03/05/2025) na Estação Científica.

O upload do E-PÔSTER deverá ser realizado no formato PDF, entre o período de 01 a 20 de abril de 2025, na área restrita do autor que submeteu o trabalho.

  • Formato Pôster Comentado: Os trabalhos selecionados como pôster comentado ficarão expostos, sob a forma de pôster eletrônico, e serão apresentados em locais, dias e horários especialmente determinados para tal fim, a serem informados aos autores em abril de 2025, pelo e-mail cadastrado. Cada expositor terá cinco minutos para sua apresentação, seguido de cinco minutos para debate com a comissão avaliadora. O autor apresentador dever estar inscrito no Congresso.


Preparo do Pôster:

  • O template do E-PÔSTER para upload deverá seguir o modelo padrão do IX CBIFC, disponibilizado nesse link abaixo:

 

  • As apresentações dos E-PÔSTERS serão no formato vertical (RETRATO).
  • Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.
  • Será permitido inserir imagem, fotos e tabelas.
  • O arquivo em PDF deverá conter no máximo 5MB.
  • Formato Pôster Simples: Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster eletrônico para visitas pelo público. O autor encarregado de estar à disposição para esclarecimentos adicionais aos congressistas deverá estar inscrito no Congresso.

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

A divulgação dos trabalhos aprovados ocorrerá através do site do Congresso
(cbifc-salvador.com.br), bem como, no e-mail do autor responsável pela apresentação.

A data prevista para a divulgação é 30 de março de 2025, seguidas das datas e horários de apresentação.

O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos. Solicita-se que o autor fique atento aos e-mails, inclusive na caixa de spam.

DOS CERTIFICADOS:

  • Os certificados serão emitidos e disponibilizados no site do Congresso apenas para os autores cujo(s) trabalho(s) foram expostos ou apresentados no congresso.
  • O certificado será emitido com o nome de todos os autores/ coautores, descritos da mesma forma e ordem inserida pelos autores no ato da inscrição do resumo no site.

DAS PREMIAÇÕES:

Haverá premiação para os três trabalhos científicos inscritos no Congresso que obtiverem maior pontuação. A cerimônia de premiação ocorrerá no último dia do evento.

ANAIS DO CONGRESSO:

Os resumos dos trabalhos apresentados durante o evento ficarão disponíveis no site cbifc-salvador.com.br e serão publicados na Revista Ciências Médicas e Biológicas.

Os autores autorizam a Comissão Organizadora a divulgar, durante ou após o congresso, o trabalho enviado e aceito, em âmbito nacional e internacional, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Esse regulamento torna-se válido a partir da data da sua publicação.

EM BREVE